terça-feira, 16 de setembro de 2014





RELEASE - Espetáculo “Lenda das Yabás”  no Teatro XVIII - Pelourinho


Através das lendas de sete Yabás: Yansã, Obá, Ewá, Oxum, Nanã, Otim e Yemanjá o espetáculo Lenda das Yabás trás a tona a ancestralidade da cultura Afro valorizando a oralidade das personagens trazendo os orixás em forma humana.


O QUE: Espetáculo “Lenda das Yabás”


ONDE: Teatro XVIII (Ladeira de São Miguel, 18 - Pelourinho Salvador – BA)

INGRESSOS: R$ 20, (Int.)/ R$ 10, (meia) – Classificação: 16 anos

CONTATOS: 71- 3018-7122/ 3328-3628 – www.lendadasyabas.blogspot.com.br / Facebook: https://www.facebook.com/espetaculolendadasyabas?fref=ts

RESUMO SOBRE O ESPETÁCULO:


O Espetáculo Lenda das Yabás realiza suas últimas apresentações que acontecerão em 20 e 27 de Setembro às 19:30h no Teatro XVIII (Sala 14) sempre aos Sábados.   

O espetáculo traz os Orixás em forma humana e sua dramaturgia valoriza a oralidade das personagens que instauram diálogos e ações entre si. O fenótipo também é algo que se destaca na encenação que tem texto e direção de Fábio S. Tavares (Escombros, Benedita, Fogueira) e apresenta a história da ancestralidade da cultura afro-brasileira utilizando-se das lendas de sete Yabás: Yansã, Obá, Ewá, Oxum, Nanã, Otim e Yemanjá descrevendo a fúria de um Deus (Olorum) que age de acordo com suas emoções.

A história contada pelos atores da Companhia de Teatro Terra Brasilis se localiza num passado e tempo indefinidos onde revoltado com a destruição e discórdias que os homens vêm causando a aiê (Terra) Olorum infertiliza as mulheres (as Yabás) e prende a chuva para que a terra fique seca causando a extinção da raça humana. Exu, que consegue chegar a Olorum tornando-se guardião do segredo que poderá salvar os homens e a Terra da destruição aproveitando-se da situação e ao longo de toda história causa diversas armadilhas buscando a vingança pelo mau que os homens lhe causaram exigindo festa e comida para revelar o segredo até que Oxalá vem ao reino de Xangô para selar a paz entre Olorum e os homens transformando-os em orixás e conscientizando os Seres que ali antes viviam sem valorizar o que lhes é dado de forma generosa pelo Deus Maior  frisando que todo ser vivo possui uma parcela divina sendo capaz de se conectar com Deus com base nas suas energias e ações emitidas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário